Histórico do processo
A ABNT NBR17505 é clara em muitos contextos, porém há alguns detalhes em que ela deixa que o usuário desenvolva seu próprio método de cálculo. Como, por exemplo, no item 5.9.2.2.1 da NBR17505-2 em que ela fala sobre como encontrar o volume mínimo de uma bacia de contenção de tanques verticais. Eis um trecho:
5.9.2.2. A capacidade volumétrica da bacia de contenção, que contenha tanques verticais, deve ser no mínimo igual ao volume do maior tanque, mais o volume de deslocamento da base deste tanques, mais os volumes equivalente aos deslocamentos dos demais tanques contidos na bacia, suas bases, e os volumes dos diques intermediários e de outras estruturas ou tubulações[…]
Pensando nisso, desenvolvi um cálculo para encontrar o volume mínimo da bacia de contenção de tanques verticais e criei a minha primeira planilha desse site que teve aceitação instantânea, facilitando em muito o processo de dimensionamento da área de implantação da tancagem e saber a altura do dique de contenção.
Afinal, o que é uma bacia de contenção?
Uma bacia de contenção pode ser definida por:
Modelos de planilhas disponíveis
Planilha para bacia de contenção com diques retos
O modelo mais simples de planilha criado para tanques verticais considera que os diques de contenção são retos. Esta planilha considera a inserção de até trinta tanques dentro da bacia de contenção. Se você tem as dimensões dos tanques e estima, por alto, uma área de implantação da bacia, a planilha retorna a altura mínima do muro para conter o derramamento de líquido. Se caso a área não for suficiente, a planilha te informa para aumentar a área de implantação da bacia de contenção.

Planilha para bacia de contenção com diques trapezoidais
Esse é um modelo mais complexo de planilha, pois, neste caso, os diques de contenção não são retos, embora a modelagem Excel permite que o usuário dê ao dique uma inclinação de até 90 graus, transformando-o em um muro reto.
O desafio nesta planilha foi que, além da fórmula final ter gerado uma equação de terceiro grau (portanto achar a raiz é um processo um pouco mais trabalhoso), essa modelagem precisava obrigatoriamente da geometria da bacia de contenção e eu tive que desenvolver uma aba especial apenas para o usuário projetar os pontos da geometria da área da bacia de contenção em um espaço cartesiano.

